domingo, 17 de janeiro de 2010

Davos: sombrias previsões para a saúde


Gajó deu uma voada pelos preparativos do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e viu o relatório de Risco Global 2010 que será apresentado aos participantes no final de janeiro. As previsões do relatório quanto à questão da saúde são sombrias, incluindo o Brasil. Os Brics, (Brasil, Rússia, Índia e China) perdem mais de 20 milhões de anos produtivos (um indicador do impacto de doenças sobre os trabalhadores), anualmente, devido a doenças crônicas ligadas a má alimentação, alcoolismo, tabagismo, doenças cardiovasculares e obesidade, entre outras. O documento indica que essas perdas deverão aumentar.
O relatório cobra uma atuação mais enérgica neste sentido não só dos governos, mas principalmente das empresas privadas, incluindo aquelas que assumiram o chamado “Compromisso Chan”. Este é resultado de um acordo entre oito grande grupos empresariais produtores de alimentos e outros artigos ligados diretamente à saúde das pessoas: General Mills, Inc. Kellogg Company , Kraft Foods , Mars Incorporated, Nestlé S.A., PepsiCo, Coca-Cola e Unilever.
No documento firmado por seus altos executivos, estas empresas se comprometem, em resumo, a mudar as fórmulas dos seus produtos para torná-los mais saudáveis; ampliar e detalhar as informações para os consumidores sobre questões de nutrição; rever e limitar a propaganda dos produtos destinados às crianças; estimular a atividade física dos consumidores; desenvolver e ampliar parcerias com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades para cumprir esses objetivos.
Vamos ver se vai ser cobrado. E o que vai ser cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário