domingo, 10 de janeiro de 2010

O maior grupo de mídia do mundo se desfaz


Há nove anos, precisamente em 10 de janeiro de 2001, a AOL, a velha America On Line, anunciava a sua fusão com a poderosa Time Warner, formando "o maior grupo de mídia do mundo". Mostrando que a crise financeira nos Estados Unidos não poupou ninguém, no mês passado a Time Warner anunciou o movimento oposto, separando-se da AOL e, nas palavras de um repórter da AP, "fechou o livro sobre um dos mais desastrosos acordos de negócios da história".

Tudo indica que a separação fez bem à saúde da Time Warner e da AOL. Esta é atualmente bem diferente da velha America on Line. Ao contrário do que se esperava com a fusão, os serviços de banda larga da Time Warner sufocaram as fontes de negócios da AOL, tornando inviável a atuação do grupo.

Mas para o mercado de trabalho e os jornalistas nos EUA a notícia não é boa. Além de cortar milhares de empregos, a AOL pretende alimentar seus espaços na web com material barato de free-lancers - jornalistas autônomos pagos por matéria, que no Brasil apelidamos de frilas. Mais um avanço da chamada precarização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário